O que é o Chrome OS?

Sei que existem diversos sítios web que já falaram sobre o assunto e há uma infinidade de materiais sobre o Chrome OS pela internet. Entretanto, a maioria das informações está espalhada, o que dificulta o entendimento amplo do tema. Minha intenção não é esgotar o assunto sobre o Chrome OS e sim criar uma base mais sólida de pesquisa reunindo a maioria das informações importantes que encontrei em um só lugar.

O Crome OS é um Sistema Operacional baseado no Núcleo Linux que usa o navegador Google Chrome como interface de usuário. Foi desenvolvido pela Google através do projeto de Código aberto Chromium OS e vem pré-instalado em aparelhos fabricados pela própria Big G ou parceiros, não sendo possível instalá-lo em outros hardwares que não foram concebidos para tal fim. Ressalta-se aqui que outras empresas podem criar suas próprias versões de SO modificando o código-fonte do Chromium OS, entretanto, somente a Google e as empresas parceiras podem utilizar o Chrome OS nativamente (Falaremos sobre essas versões em outro Post). O projeto do Sistema Operacional da Google iniciou-se em 2009, mas somente em 2011 surgiram os primeiros aparelhos (Chromebooks) rodando o SO nativamente. Desde então o Chrome OS passou por diversas atualizações, melhorando sua usabilidade e trazendo mais recursos para o sistema.

Na sua concepção original o sistema foi criado para funcionar totalmente em Nuvem e rodava somente aplicativos voltados para o Navegador Chrome sendo extremamente dependente da Internet. Desde 2014 é possível executar aplicativos Android nos Chromebooks. Atualmente há testes em andamento para que o sistema rode programas Linux de maneira nativa (ainda em fase beta). O sistema também deixou de ser tão dependente da Internet sendo possível realizar trabalhos offline tais como digitar textos, editar planilhas e criar apresentações. Quando conectado, todo trabalho é sincronizado com a conta do Google Drive do usuário, ficando salvo na nuvem. Além disso, dentro do Google Drive é possível escolher arquivos que ficaram disponíveis localmente para trabalhos offline.

Por falar em editar arquivos, o Chrome OS vem equipado com a suíte de aplicativos padrão do Google (Docs, planilhas e apresentações) na qual é possível realizar todas as tarefas diárias de edição de documentos. Infelizmente, para aqueles que são extremamente dependentes da Suíte Microsoft Office, não há versão nativa dos programas para o Chrome OS sendo necessário adaptar-se à suíte Google ou utilizar as versões online dos aplicativos da Microsoft. Outra opção é usar os aplicativos Android do Word, Excel e PowerPoint e adaptar-se a suas restrições. Como a minha intenção com o Chrome OS é realizar todo trabalho sincronizado, optei por aprender a usar a Suíte do Google e confesso que ainda não senti falta do Office.

Em relação à segurança, o Chrome OS mostrou-se ser bastante seguro. Não há notícias de vírus para o sistema e, pelo fato de ser focado em trabalho em nuvem, a hipótese de perder-se um arquivo é praticamente zero. Mesmo que você mude de aparelho, basta colocar sua conta no outro dispositivo e, dentro de alguns instantes, toda a sua interface, aplicativos e arquivos estarão disponíveis. O sistema é atualizado constantemente e isso permite que sempre receba novos recursos, melhorias de usabilidade e segurança.

No que tange a usabilidade e configurações o sistema é bem simples e possui pouquíssimas coisas para serem personalizadas. É um sistema voltado para pessoas que querem praticidade e agilidade no uso, bastando retirar o equipamento da caixa, configurar a conta e já iniciar o uso. Se você utiliza um navegador Chrome logado em sua conta, todos os seus favoritos, configurações, temas e extensões são importados para o Chrome OS automaticamente. É como se você estivesse navegando no seu computador pessoal, com todas as configurações que você fez, todos os seus favoritos e recursos próprios.

Enfim, como disse o início, a intenção não e esgotar o assunto sobre o Chrome OS e sim trazer uma base sólida para facilitar o entendimento do sistema e, com isso, auxiliar em futuras pesquisas sobre o assunto. Ao final trago um Vídeo do Vladmir Campos sobre o Chrome OS e suas funcionalidades. Apesar de ser um vídeo de 6 meses atrás as informações estão bem atuais e a interface do sistema permanece semelhante. Espero que gostem. Fraternal abraço e até o próximo Post.

Vídeo Vladmir Campos

2 comentários em “O que é o Chrome OS?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.