PWAs — Futuro dos aplicativos multiplataforma

Os PWAs (Progressive Web Apps) ou, em uma tradução literal, Aplicações Web Progressivas, são sites que foram programados para se comportar com Aplicativos nativos. Eles usam scripts de execução que rodam em segundo plano e armazenam informações em cache permitindo um desempenho mais alto e até funcionamento offline. Como são executados via navegador web, funcionam em qualquer Sistema Operacional (com o Chrome instalado). O seu uso ganhou grande impulso com o lançamento da versão 70 do Google Chrome, ocasião em que a Big G liberou o suporte nativo para aplicativos web no Windows 10. A partir da versão 73 todas as plataformas contam com suporte aos Apps.

Dentre as vantagens dos PWAs, podemos citar:

  1. Elimina a jornada clássica para uso de um app nativo (Loja> buscar o app> instalar> usar);
  2. Possui um alcance maior com menor gasto em desenvolvimento;
  3. Maior facilidade de indexação de conteúdo;
  4. Facilidade de compartilhamento (através dos links das páginas
  5. Não há a necessidade de acessar a app store para baixar atualizações (app sempre estará na última versão);
  6. Totalmente Responsivo;
  7. Uso Offline;
  8. Notificações como nos apps nativos;
  9. Transforma navegadores em plataformas de aplicativos.

Como desvantagens temos: a grande dependência de navegadores web; plugins como facebook login e Google login podem não funcionar corretamente em determinados navegadores, forçando o usuário a logar manualmente; PWAs não conseguem acessar algumas funções de hardware dos dispositivos (bluetooth e NFC, por exemplo); ainda há uma série de limitações para iOS (notificações e acesso offline); não há integração com sensores, o que inviabiliza seu uso com wearables, como smartwatches, fones wireless e fitness trackers; alguns browsers nativos de fabricantes ainda não suportam integralmente os PWAs.

Pelas pesquisas que fiz, os PWAs estão em evolução e ainda não atingiram todo seu potencial, mas isso é questão de tempo. Diante desse cenário já podemos perceber uma mudança na forma como os usuários interagem com seus dispositivos. O que antes ficava fixo na relação desktop site + mobile site + App iOs ou App Android, hoje pode ser resumido em Desktop Site + PWAs. Ainda existe um grande caminho a ser traçado mas, os passos estão acelerados e logo colheremos os frutos dessa jornada.

Voltando ao assunto deste blog, o que os PWas tem a ver com os Chormebooks? A resposta é simples e direta: tudo. Considerando que o Chrome OS nada mais é que um navegador Web funcionando como sistema operacional, o uso dos Progressive Web Apps traz uma gama infindável de possibilidades ao Programa. A facilidade em produzir-se aplicações via PWAs pode ser o trunfo que faltava para o Chrome OS tornar-se um sistema capaz de ameaçar a hegemonia do Windows.

Como instalar um PWA no Google Chrome ou Chrome OS:

Não poderia terminar esse post sem trazer uma dica de como instalar um PWA via Google Chrome em qualquer sistema operacional. Para o nosso exemplo, vou utilizar o Spotify, mas funciona com qualquer site PWA que você encontrar por aí. Lembrando que esta instalação funcionará em qualquer plataforma que esteja rodando o Google Chrome de versão 73 ou posterior.

Primeiramente acesse o site PWA do Spotify. Com o site aberto, clique nos três pontinhos verticais do lado direito da janela do navegador e, em seguida, clique em instalar aplicação do Spotify.

Em seguida aparecerá uma janela pop-up indagando se você pretende instalar a aplicação. Basta clicar em instalar e aguardar.

Após terminar o processo o PWA estará disponível na sua bandeja de aplicativos no Chrome OS ou no menu iniciar no caso do Windows.

Se quiser conhecer mais alguns PWAs interessantes, acesse o pwa.rock e experimente novos aplicativos. Fraternal abraço e até o próximo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.