(Review) Impressões sobre o Chomebook Acer 11 N7

Depois de um mês de uso diário do Chromebook Acer N7 (modelo C731-C9D) chegou a hora de analisar esse pequeno notável. Por ser um produto voltado para educação, principalmente a infantil, o que se espera desse gadget é durabilidade e robustez. Será que ele está preparado para o caos da sala de aula?

Design

Começando por sua construção, o produto passa sensação de robustez. Como esse é meu primeiro Chromebook, não tenho como comparar com outros produtos do mesmo nicho mas, em relação a notebooks de entrada com Windows, posso dizer que o N7 se destaca em diversos pontos. Sua caixa de plástico reforçada em cinza-escuro possui amortecedores de borracha dura na parte inferior (pezinhos) com textura aderente e antiderrapante. Em torno da tela possui os mesmos amortecedores, entretanto, com um acabamento um pouco mais liso. O teclado possui um design em estilo ilha (teclas isoladas) com um touchpad sem botões. Embora não tenha touch screen, suas dobradiças permitem abrir a tela até um angulo de 180º, o que é muito útil para achar um ponto de visualização confortável de trabalho. Pesando 1,35 kg, com um tamanho aproximado de uma folha de papel A4 e 22 mm de espessura, o N7 é bem leve e pode ser acomodado facilmente em qualquer bolsa ou mochila. Do lado direito do aparelho temos uma porta USB 3.0 e uma entrada para cadeado de segurança. Do lado esquerdo temos a entrada para carregamento, uma porta HDMI (permite transmissão até full HD), mais uma USB 3.0, um leitor de cartão SD e uma entrada/saída integrada para fones de ouvido e microfone.  Na parte inferior temos uma tampa em plástico texturizado, os pezinhos do aparelho, as saídas de som, e dois buracos para drenagem do teclado. Não há saída ou entradas de ar para ventoinha (o processador N3060 que equipa o aparelho não precisa). A tampa possui um design bem limpo contando apensa com o logo do Chrome e marca da fabricante.

Resistência

o dia a dia escolar sem grandes preocupações. Segundo a própria fabricante, Chromebook pode aguentar quedas de até 122 cm de altura e possui um sistema de drenagem capaz de suportar até 330 ml de água derramada diretamente sobre o teclado se danificar componentes importantes. Além disso, pode suportar até 60 kg de pressão sobre as tampas sem sofrer danos.Nos testes realizados pelo site Laptop Mag, o produto aguentou diversas quedas na altura indicada e ainda resistiu a um copo de água (300 ml) derramado diretamente sobre o teclado. A Acer também se orgulha em dizer que as teclas embutidas evitam que o uso intenso danifique o teclado, o que o tornaria, nas palavras da própria fabricante “a prova de falsificação”. 

Tela

O monitor LCD de 11,6 pol conta com uma resolução de 1366 X 768 px e consegue entregar uma boa visualização, considerando o nicho que o N7 se encontra. A resolução, apesar de baixa, é suficiente para que se possa utilizá-lo sem grandes problemas. As cores são fiéis, visualmente falando, mas senti falta de um preto mais profundo e de um pouco mais de contraste. O acabamento fosco reduz os reflexos, o que melhora muito a visualização direta. Não tive problemas para usar o produto sob a luz direta do sol, entretanto, acho que o brilho máximo da tela poderia ser um pouquinho maior. Em alguns momentos tive que ajustar o angulo da tela para conseguir melhorar a visualização, coisa que não aconteceria se houvesse mais brilho.

Teclado e Touchpad

O teclado é bastante confortável para digitação com um bom espaçamento entre as teclas. Há uma boa resposta tátil e um bom deslocamento das teclas,  o que nos permite digitar por horas sem sentir cansaço.  Levei um tempo para me acostumar com a localização de alguns acentos e pontos, mas nada que atrapalhasse a experiência de uso. Há ainda a presença de teclas de atalho específicas para uso com o Chrome OS, que são bem úteis no dia a dia. Senti falta mesmo foi de uma tecla dedicada para Caps Lock, mas isso é facilmente contornável com uso de alguns atalhos e combinações de teclas. O touchpad é bem responsivo e aceita gestos de navegação com dois ou três dedos, fato que aumenta muito a produtividade.

Áudio

O N7 conta com dois alto-falantes na parte de baixo do dispositivo, que conseguem entregar um volume considerável. Achei o som bem equilibrado, com presença de médios e agudos equilibrados. Em relação aos graves, achei que deixou a desejar. Mesmo assim é um bom som pra um notebook nessa faixa de preço. Para assistir vídeos tutoriais, aulas e ouvir notas gravadas, é excelente.Pode-se dizer que cumpre o que promete com maestria. Se quiser uma experiência mais envolvente, recomento que use fones de ouvido de boa qualidade. Infelizmente os alto-falantes  são abafados quando se usa o Chromebook no loco ou sob superfícies mais macias, o que prejudica um pouco o som.

Desempenho

Como é um computador pensado para tarefas diárias, não esperava muita coisa do N7, mas me surpreendi com o que consegui fazer com ele. Debaixo do Capô o Chromebook trás um processador Intel Celeron N3060 Dual Core de 1,6 GHz (pode chegar a 2,48 GHz quando exigido) e 4 GB de Ram LPDDR3. A placa gráfica é uma Intel HD Graphics integrada e o armazenamento interno é de 32 GB eMMC. Em uso diário, cheguei a abrir 12 abas até sentir lentidão no sistema.Em uso normal, vendo vídeos, digitando textos, editando planilhas, não notei nenhum engasgo. Ressalto que não fiz testes especializados em desempenho e que a minha opinião é de usuário final e não de um especialista no assunto. Em multi tarefas, o sistema comportou-se bem nos meus afazeres, aguentando tranquilamente uma aba do DOCS, uma aba do planilhas, uma aba do youtube e uma aba do evernote sendo executadas simultaneamente. A alternância entre as tarefas foi bem fluida, tanto pela tecla de atalho do teclado quanto pela navegação de gestos pelo touchpad. A única ressalva que faço é notei um certo aquecimento na parte de baixo do aparelho durante transmissão de vídeo via webcam. Não testei o desempenho do N7 em tarefas mais pesadas com edição de imagens ou vídeos mas pretendo fazer isso em breve. Quando a conexões de periféricos, posso dizer que não tive problemas com nada. Pendrives, HDs externos, mouses bluetooth, fones de ouvido sem fios, tudo funcionou com perfeição. Quanto a impressoras, não tive oportunidade de fazer muitos testes, mas acredito que não terei problemas. As impressões que realizei através do Chromebook foram via Google Cloud Print, assunto que pretendo abordar em outro momento.

Bateria

Outro ponto forte do modelo. A duração de bateria deste dispositivo é fantástica. No meu uso diário consigo usá-lo por um dia inteiro sem precisar carregar. Saio de casa com 100% da carga por volta das 7h e ao retornar, próximo das 22h ainda tenho 15% de bateria sobrando. Segundo o site Laptop Mag, em navegação contínua o produto chegou a 10h35min, uma marca memorável na minha opinião.

Webcam

Com 0,9 megapixels de resolução, câmera desse modelo gera vídeo com qualidade decente em HD (1280 X 720) com boa iluminação. As cores são OK mas com poucos detalhes. Para chamadas de vídeo cumpre o que promete. Para gravar vídeos para aulas e tutoriais, melhor considerar o uso de uma câmera USB ou o próprio celular.

Conectividade

O N7 vem com uma gama padrão de conexões contando com placa Wireless Intel 802.11 AC que opera tanto em 2.4 GHz quanto em 5 GHz. Além disso possui bluetooth 4.0, 2 portas USB 3.0, leitor de cartão SD e saída HDMI que suporta resolução full HD (1920 X 1080). 

Opinião de usuário

O Chromebook Acer N7 me surpreendeu positivamente. É um produto leve, robusto, com excelente duração de bateria e me permite trabalhar em qualquer lugar sem grandes preocupações. Definitivamente tornou-se peça essencial no meu arsenal diário com lugar cativo na minha mochila de trabalho. Como todo aparelho eletrônico, há pontos negativos, mas as suas qualidades suprimem as negatividades. Na minha opinião, valeu o investimento. Não deixe de conferir a análise em video do N7 (no início do texto). Fraternal abraço e até  o próximo post.

2 comentários em “(Review) Impressões sobre o Chomebook Acer 11 N7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.