Acesse seu Computador remotamente através do Chrome

Nessa minha odisseia de migração do trabalho diário para o Chromebook, por diversas vezes ocorreu o lapso de esquecer de colocar todos os arquivos do meu PC Windows dentro do Google Drive. Com isso, em muitas ocasiões, estava na rua ou me preparando para uma reunião e percebia que os meus arquivos ficaram no PC do escritório, ou em casa. Começava aquela correria: ligar pra esposa mandar o arquivo por e-mail ou colocar na pasta de sincronização do PC. Ligar pra alguém no escritório ir até o seu PC e mandar os arquivos, enfim, um sufoco desnecessário.

Foi quando lembrei que experimentei um recurso de acesso remoto de outros computadores via Google Chrome faz algum tempo e então resolvi verificar se funcionaria com o Chromebook. Para minha grata surpresa funcionou perfeitamente. Consegui arrastar os documentos para a sincronização na nuvem, fazer pequenas alterações de horário, fechar alguns aplicativos que tinha deixado abertos e até desligar o PC remotamente. Além disso, esse sistema me possibilitou auxiliar pessoas no uso de programas, resolver pequenos bugs de “usuer”, e prestar suporte remoto em vários casos sem precisar sair do Chromebook ou deslocar até o agente necessitado.

Sei que neste ponto você já deve ter pensado: por que não foi direto ao assunto e apresentou logo o recurso? A resposta é simples: preciso contar minha experiência com o Chromebook afinal, esse é o motivo do blog existir. Mas, chega de conversa e vamos ao assunto principal do post. O recurso a que me refiro Chrome remote Desktop.

Este recurso começou como uma extensão para o navegador Google Chrome, sendo também integrado a um app para Android e iOS e sua principal função é permitir acesso remoto a seus computadores. Confesso que experimentei o recurso no passado, mas não gostei dos resultados na época, entretanto, ele passou por aperfeiçoamentos e está muito melhor hoje.

Recentemente a Big G anunciou uma mudança para este recurso. Com o lançamento da versão 75 do Google Chrome o recurso passou a vir integrado no próprio navegador (sim, você precisa instalar o Google Chrome para usar o recurso no Mac ou Windows). Antes ambos os usuários precisavam baixar um aplicativo na loja do Chrome (que muitas vezes não funcionava direito). Agora todo acesso pode ser feito por um simples site.

Imagem Google

Veja como usar o Chrome Remote Desktop:

1 – tenha o navegador Google Chrome instalado;

2 – instale a Extensão do Chrome remote Desktop:

Clique em usar no Chrome

3 – acesse o link do site do Chrome Remote Desktop e clique no ícone de download:

Imagem Olhar Digital

4 – Após o Download clique em Aceitar e Instalar;

5 – Após a instalação, de volta a página do Chrome Remote Desktop, clique em Gerar Código:

Imagem Olhar Digital

6 – Copie o Código e passe para a pessoa que vai fazer o acesso remoto;

Imagem Olhar Digital

7 – Para fazer o acesso remoto, vá até o site Chrome remote Desktop e cole o código copiado no ítem conceder suporte;

8 – Basta clicar em conectar e pronto, você já esta acessando o computador remotamente.

Imagem Olhar Digital

No Chromebook a única coisa que precisa fazer é acessar o site da extensão e clicar em usar no Chrome, os demais passos são idênticos aos descritos para outros sistemas.

E aí, já usou o acesso remoto no Chrome? Conte nos comentários como foi sua experiência. Um abraço e até o próximo post.

2 comentários em “Acesse seu Computador remotamente através do Chrome

  1. Caro João Paulo. Sou um usador do Chromebook apesar da dificuldade de obter o melhor adaptado a português. Você até escreve bem e vou seguir o seu diário com atenção.
    Que material é que tem? Eu comecei com um CTL e tenho desde há uns dois anos um samsung plus que, com ecran sensível, caneta, rotação de 360 graus, e bem leve, é óptimo para ler e estudar.

    Curtir

    1. Fala Jorge! Desculpe a demora em responder, eu tive um problema com minha conta de acesso ao Blog. Eu comecei com o Modelo N7 da Acer (excelente). Hoje também estou com Samsung plus V2. Na minha opinião é o melhor de dois mundos. Tablet com teclado, caneta e notebook.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.